...Y si a la Multitud callejera se le da la oportunidad de mostrar su Dignidad Humana.. Nunca dejará de hacerlo" (Antonin Artaud) Aquí se escriben las historias que entre todos Construimos...
miércoles, 10 de diciembre de 2008
Carta de apoio ao Explosion de Arte Callejero
É difícil quantificar a importância de um evento como o “Festival Explosion de Arte Callejero” que teve a sua terceira edição em dezembro de 2008 na cidade de Santiago, no Chile. Se busco aqui esboçar a sua grandeza o faço pelo fato de que, muitas vezes, a falta de parâmetros nos torna incapazes de termos a dimensão exata de uma ação como esta dentro dos limites da realidade local. Ocupar uma praça por três dias e apresentar gratuitamente diferentes manifestações artísticas parece ser uma ação de óbvia importância e não necessitar de maiores explanações. Mas La Explosion vai além. Pudemos perceber nesta terceira edição do evento a pluralidade nos trabalhos, o respeito à diversidade de opções estéticas de cada coletivo dentro do mesmo festival. Isso é muito. Vivemos em um período histórico em que os fundamentalismos (sejam de natureza religiosa, política, etc) provaram a sua ineficiência para resolver os problemas das civilizações. E esta postura inclusiva do evento revela a sua importância enquanto espaço de livre expressão do pensamento. Aliás, todos sabemos do sério problema que as metrópoles do mundo vem sofrendo pela falta de segurança e o quanto isso tem levado as populações dos centros urbanos a não viverem mais o espaço público, a se refugiarem dentro de seus carros, dentro de suas casas, dentro de suas solidões. Ao ocupar de maneira viva, festiva e inclusiva a Plaza La Paz, La Explosion se revela um exemplo para que não deixemos de viver a cidade, de nos encontrarmos, de ocuparmos o lugar que é do povo por direito. Sou integrante do Elenco de Ouro, um grupo de teatro do Brasil, e aqui (como em outros lugares) constatamos as iniciativas do poder público em implantar políticas de formação de platéia a fim de garantir o acesso da população à cultura. A questão é que muitas pessoas jamais entraram em uma sala de espetáculo. Por isso a arte de rua é de importância vital para a alma da cidade. A arte livre que se realiza nas ruas, nas praças , nos espaços públicos e resiste a uma ideologia de exclusão é o que pode evitar que nos tornemos apenas consumidores de um tipo de produto feito para entreter. Há que se respeitar o artista de rua. O teatro nasceu no espaço público e é recente a sua história enquanto sub-produto de uma classe social, enquanto fruto de uma arquitetura específica, enquanto espetáculo para poucos “escolhidos”. Nosso grupo se sente honrado por ter podido participar deste festival, que tem o mérito de ser realizado por coletivos de teatro (o que garante a sua integridade), embora conte com pouquíssimo apoio para sua realização (fato que, acreditamos, mudará com o passar do tempo através da sensibilização do poder público e da conscientização cada vez maior da população quanto a sua natureza). Como brasileiros, latino-americanos, artistas que deixaram o espaço fechado das salas de espetáculo para buscar formas mais diretas de contato com a vida da cidade , fica a nossa admiração, o nosso carinho e o nosso respeito por todos aqueles que se envolveram na organização do evento, sejam eles produtores, artistas ou público. Nosso muito obrigado a todos. Vida longa ao Explosion De Arte Callejero!!!
Cleber Braga
diretor artístico da Cia Teatral Elenco de Ouro
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